Os extintores de incêndio são equipamentos importantíssimos para a segurança de qualquer edificação, até mesmo as menores. Mas o que nem todo mundo sabe é que existem diferentes tipos de extintores de incêndio com indicações diferentes.
De fácil manuseio, o principal objetivo desses itens é evitar que o fogo se alastre e, assim, provoque grandes estragos – eles são muito úteis especialmente quando os focos de incêndio ainda são pequenos, já que servem para controlar as chamas enquanto o Corpo de Bombeiros não chega para atender a ocorrência. É por isso que eles são tão comuns nos mais diversos estabelecimentos.
Confira quais são eles e para que eles servem.
A importância dos extintores de incêndio
Tanto em edificações quanto nos canteiros de obras, a Norma Regulamentadora 18 (NR 18) trata da Segurança do Trabalho na indústria da construção civil. Entre as obrigações a serem cumpridas está a presença de extintores de incêndio em número e capacidade adequados. Inclusive, a emissão do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) para qualquer empresa, independentemente do tipo ou o tamanho da edificação, depende que esses equipamentos estejam disponíveis. Isso acontece porque eles são indispensáveis quando falamos em combate às chamas, especialmente quando elas ainda estão no início.
Os extintores de incêndio são fáceis de manusear e, portanto, podem ser operados por praticamente qualquer pessoa adulta. Para isso, não é necessário nenhum tipo de treinamento específico – o próprio rótulo orienta quanto à sua utilização.
Nunca é demais ressaltar que, quando falamos em incêndio, a prevenção é sempre a melhor escolha. O valor investido em bons extintores, por exemplo, é muito baixo quando comparado aos estragos que as chamas podem causar. A quantidade de extintores que devem ser dispostas em cada edificação é variável – seu cálculo é feito de acordo com vários fatores, entre eles, o tamanho da construção.
Nenhum extintor pode ser usado para combater todos os incêndios e, como cada tipo de extintor tem diferentes classes de incêndio em que é eficaz, a seleção pode ser um campo minado.
O primeiro passo é verificar quais materiais estão presentes na área a ser protegida do fogo. Estes podem ser divididos em seis categorias de fogo envolvendo diferentes substâncias:
Classe A , sólidos combustíveis à base de carbono, por exemplo, papel, madeira ou têxteis
Classe B , líquidos inflamáveis, por exemplo, parafina, gasolina, diesel ou óleo (mas não óleo de cozinha)
Classe C , gases inflamáveis, por exemplo, butano, propano ou metano
Classe D , queima de metais, por exemplo, alumínio, lítio ou magnésio
Incêndios causados por equipamentos elétricos (indicados por um símbolo de faísca elétrica e não pela letra E )
Classe F , gorduras e óleos de cozinha.
Leia mais: https://whlengenharia.com.br/extintores-de-incendio-tipos/
FONTE: Extintores de incêndio: aprenda para que serve cada tipo WHL ,2021. Disponível em: <https://whlengenharia.com.br/extintores-de-incendio-tipos/> Acesso em: 13 de dezembro de 2022.